sexta-feira, 1 de junho de 2012

; [NEWS] ENTREVISTA COM PAULO BACK

23/03/11  

SEJAM BEM VINDOS, NOTÍCIAS ATUALIZADA POR MIM!

Hoje, com o Aniversário de 3 Anos do HQMônica, o dia está repleto de surpresas. Confira agora uma entrevista exclusiva que fizemos com o Paulo Back, o roteirista da Turma da Mônica. Veja:

HQMônica: Como você acabou se tornando um roteirista da Turma da Mônica?
Paulo Back: Era sonho de criança. Desde menino sonhava em trabalhar no estudio. Lia muito os gibis e quando via alguma matéria ou reportagem mostrando o estudio, com aquele monte de gente nas pranchetas, de cabeça baixa e rabiscando, sempre me imaginava lá. Por várias ocasiões pintou um contato com o Mauricio através de um amigo aqui, outro ali mas nunca rolava nada ( era antes da internet, claro ), até que um dia, através de um contato, fui no estudio e levei todo o material que eu tinha debaixo do braço. O Mauricio me atendeu super bem e sugeriu que eu fizesse roteiros. Foi um tiro no escuro para mim, pois não tinha experiencia nenhuma. Foi aí que eu usei todas as lembranças e memória da minha infância. Abracei a oportunidade. No início não foi fácil, mas mesmo assim, ainda sinto que tenho muito que aprender. Cada dia é diferente do outro.

HQMônica: Quais são as dificuldades que você enfrenta para escrever os seus roteiros para a Maurício de Sousa Produções?
Paulo Back: Tempo.. ou a falta dele. O dia devia ter umas 30 horas para dar tempo de fazer tudo que a gente quer. As vezes alguma idéia demora a aparecer na cabeça, e quando aparece, já se foi um bom pedaço do dia. Não acredito que a falta de inspiração ou idéia para uma história seja uma grande ‘dificuldade’. Basta sentar.. que ela vem. As vezes demora.. mas vem.

HQMônica: Você, como todos podem ver através do Twitter, é um grande fã dos Beatles. Você já fez ou planeja fazer alguma história em homenagem ou parecida com eles?
Paulo Back: Ih.. ja teve várias. Desde o início do gibi da Mônica os Beatles já apareciam em um quadrinho ou outro. Ultimamente o grupo aparecer em várias aventuras. Mas nem todas foram minhas como ‘Paul is Dead’ ‘Paul in Roça’ e ‘Os Bidus’. Fiz algumas como ‘Beatles no Parque’, ‘Os Garotos do Limoeiro’.. e quando dá, é inserido um ou outro quadrinho de referencia (como nas historias do Louco).
Importante lembrar que o Mauricio quase fez dos Beatles personagens de quadrinhos. Anos atrás ele pensou no projeto ‘Beatles Kids’, que seria John, Paul, George e Ringo como crianças. O projeto passou pela mão dos 3 Beatles na época e pela Yoko Ono. Um deles vetou.. ninguém sabe quem … (eu apenas suspeito..)

HQMônica: Como você escreve os seus roteiros? De onde surge sua inspiração? Você se baseia em outras fontes para escrever os seus roteiros?
Paulo Back: Vem de lembranças da Infância ou até como adulto, de conversas, sugestões, revistas, filmes, tvs, musicas.. tudo pode virar historia. Mas o mais importante é mergulhar no personagem. Quando isso é bem feito, o próprio personagem faz a historia pelas mãos do roteirista.. o roteirista vira uma ponte entre o personagem e o papel. No fundo eu acredito que os personagens existam.. em uma outra dimensão, claro. Possuem tanta personalidade que é como aquele cantor ou ator famoso que você tem contato pela internet ou revista, mas nunca o viu pessoalmente. não são ‘palpáveis’, mas estão lá metafisicamente.

HQMônica: Você também ajuda no processo de produção das capas dos gibis? Porque?
Paulo Back: Sim, quando é necessário. O roteirista também faz as capas das revistas para passar a idéia aos desenhistas. Geralmente a capa de uma revista de linha é feita pelo roteirista responsável pela historia de abertura. Mesmo assim, também tem as capas dos almanaques, livros, etc.

HQMônica: Qual sua história que você escreveu você mais gostou? E a história que você escreveu que não gostou? Porque?
Paulo Back: Gostei muito da volta da irmã do Chico Bento, que virou estrelinha, a Mariana. Gosto mais das historias em que coloco mais emoção. Não é sempre que consigo, mas as vezes pinta isso. Também curto a do Penadinho com o Michael Jackson, da Amizade ( que até virou corrente na internet ), da madame que usava casaco de peles e vai para o cemitério do penadinho, das mães…, do aniversário do Mauricio de sousa.. são muitas. dificil de enumerar.
Quanto a que não gostei, são várias, mas não foram publicadas, pois se eu não gostei, nem cheguei a mandar para o Mauricio analisar. As vezes uma historinha até pode sair aquem do que imaginei, mas não mandaria uma historia que eu acreditasse ser ‘ruim’ só por mandar… Temos que ter a nossa própria ‘peneira’

HQMônica: Você planeja as histórias em grupo, com os outros roteiristas, ou você planeja tudo sozinho?
Paulo Back: As vezes a idéia vem do próprio Mauricio, daí ele telefona, ou passa email, daí eu desenvolvo em cima do que ele falou. Datas especiais também sugerem historias, como Natal, aniversario, etc. Mas apesar dos roteiristas trabalharem separados, cada um na sua mesa, na sua casa ou na sua cidade, todos estão conectados, pois todos recebemos as historias dos outros, então sabemos o que cada um faz ou cria.. Uma idéia de um roteirista pode gerar uma historia em sequencia para outro.

HQMônica: Você pode dizer algum plano novo para a Turma da Mônica neste ano de 2011?
Paulo Back: Existem vários, em toda reunião somos ‘atualiz\ados’ ,mas só o Mauricio, ou a assessoria, podem divulga-los. Um bom jeito de saber de tudo instantaneamente é fazer um perfil no twitter. Lá rola de tudo, inclusive as novidades em primeira mão pelo Mauricio. Muita coisa eu acabo sabendo por lá :D

HQMônica: Você possuí uma banda chamada “Get Back”. Você acha que esta banda deu a origem a atual banda da Turma da Mônica Jovem?
Paulo Back: A banda da TMJ foi criada pelo Mauricio e Alice Takeda, ja que um dos filhos do casal, o Do Contra, é músico. A idéia é deles.

HQMônica: Para terminar a entrevista, mande um recado para seus fãs, fãs da Turma da Mônica Jovem e os visitantes do HQMônica.
Paulo Back: Obrigado gente, em nome do Mauricio e equipe agradeço pelo sucesso da Turma da Mônica Jovem e valeu por acompanhar por todos esses anos as revistas de linha da Turma da Mônica. Muitos Pafs Pofs e Cluncs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário