sábado, 2 de junho de 2012

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O ROTEIRISTA PAULO BACK


O blog HQTMJ invadiu a Maurício de Sousa Produções e além de entrevistar a Equipe da Turma Jovem, entrevistamos um Roteirista da Turma Pequena, é... o HQTMJ está se superando.
Essa será uma Grande entrevista, todas as perguntas e respostas não foram alteradas ao nosso gosto, e o Paulo Back (o entrevistado), nos garantiu total confiança.
E veja a entrevista: 

*******
HQTMJ: Desde a sua infância você gosta da Turma? já imaginou em trabalhar na MSP como trabalha?
PAULO: Olá.  Comecei a ler a TM desde quando era criança, mas eu peguei a fase clássica da Turminha. Pelo que eu lembro, eu conheci a Mônica e Jotalhão através da Televisão, nas propagandas do extrato de tomate.. ou das tirinhas que saiam nos jornais. Mas quando vi o primeiro gibi da Mônica, eu já devia conhece-la. Quanto a trabalhar na MSP, qual criança ou qual adulto que não curte HQs não sonha trabalhar lá e/ou conhecer o Mauricio de Sousa ( ainda mais trocar figurinhas com ele ? ) Acho que é um sonho realizado.

HQTMJ: De onde você tira inspiração para elaborar as histórias da turma? 
PAULO: Do dia a dia, de experiencias da infância, da experiência como adulto, de um desenho na tv, de uma matéria de revista, de uma conversa , de uma sugestão, de uma outra história.. são várias as fontes...Como o Mauricio já me disse... fazer roteiros é como tirar água de uma fonte, só que quanto mais você tira, mais água ela terá. Se vc parar de tirar.. ela seca.

HQTMJ: Já chegou a redesenhar alguma história da turma antiga? trazendo para a versão dele mais novos?
PAULO:Redesenhar uma história antiga? Não.. isso não. O que acontece é usarmos um determinado personagem antigo e 'traze-lo' para os dias atuais, dando uma modernizada, ou lembrar de algum outro meio esquecido, ou trazer a tona o tema de uma antiga historia, mas refazer uma história com traços atuais não.. Isso não é o perfil do estúdio e na minha opinião, o que o que já foi feito, não deve ser mexido. É arte que representa um momento.

HQTMJ: Como você conseguiu ser um roteirista e chegar ao lado do Maurício? estudou muito?
PAULO: Sim, estudei muito. Li muito gibi :D.... Acho que o caminho é esse. Ler os gibis da turma. Coloquei um material que eu tinha embaixo do braço, e por intermédio de um amigo, conheci o Mauricio. Na verdade, que queria ser desenhista do estudio, mas lá ele sugeriu que eu continuasse a fazer roteiros...

HQTMJ: Li um dos boxes da Coleção Histórica da Turma da Mônica e vejo que em cada revista há textos de sua autoria falando sobre a turma. Como que é voltar ao passado e escrever esses textos?
PAULO: É ótimo. No nivel pessoal é o resgate da infância, e no nivel profissional, é a oportunidade de remexer naquele material antigo que é ouro puro. Até hoje me sinto honrado pelo convite do Mauricio e pelo espaço numa coleção tão importante como esta. Sinto-me lisongeado.

HQTMJ: Você se inspira das suas aventuras como criança, para elaborar as histórias da turma?
PAULO: Muito. Eu sempre acho que é  'pensar como criança e trabalhar como adulto'. 

HQTMJ: Você trabalha somente com a Turma da Mônica ou já escreveu algum roteiro para a turma jovem? 
Quer saber a resposta? não perca amanhã a segunda e última parte dessa entrevista. 
HQTMJ: Você trabalha somente com a Turma da Mônica ou já escreveu algum roteiro para a turma jovem?
PAULO: Não. mas leio bastante os gibis. A TMJovem conta com uma equipe já muito bem gabaritada e especialista no assunto. Não ouso mexer.. Eu e demais roteiristas ficamos com a Turma da Mônica 'velha' :P

HQTMJ: Se você pudesse ser um personagem da turma pequena quem você seria?
PAULO: Naquele que eu estou fazendo história. A história perfeita é aquela em que o roteirista é apenas uma ponte entre o personagem e a folha de papel. Se eu estou fazendo um historia do Cebolinha, eu tento pensar com o Cebolinha. Se faço da Tina.. tento pensar como a Tina.. é esquisito, mas é por aí.


HQTMJ: Você costuma visitar os blogs que falam sobre a revista? O que você acha deles? 
PAULO: Muito bem construídos e diversificados. Fico impressionado quanto a quantidade e profissionalismo dos blogs. Sem dúvida nenhuma a Turma da Mônica Jovem abraçou uma geração blogueira que nunca tinhamos visto antes. Estão todos de parabéns.

HQTMJ: Quantos Roteiristas trabalham na MSP, contando com você? 
PAULO: Acho que o número fica entre 12 ou 13. Varia muito. Nas reuniões sempre tem roteiristas que estão ha muito tempo e vez em quando aparecem novos.  Como estamos 'espalhados' por varias cidades, é dificil encontrar todos na empresa ao mesmo tempo a não ser por algum motivo especial, como uma reunião.


HQTMJ: Já pensou em levar a era digital (internet) para a vida do Chico bento? Seria uma história? Que tal?
PAULO: Isso acontece vez ou outra. O primo Zeca ( o primo da cidade ) é o oposto do Chico Bento. O menino é conectado e são várias as historias que tocam no assunto. Houve também um personagem que apareceu pouco nas historias. É um anjinho da guarda chamado Gabriel, que foi parar por engano na Vila Abobrinha e passou a ser o guardião do Chico Bento. Ele não larga o computador e acha que tudo deve ser feito com a ajuda dele, sob os comandos celestiais de de Ctrl Alt Del.
HQTMJ: Quais são as revistas que você elabora o roteiro, só da turma, outras ou especiais da turma, ou todas da Turma da Mônica?
PAULO: Com exceção da TMJovem e do Saiba Mais, acho que todas as revistas de linha...

HQTMJ: Para finalizar, dê algumas dicas para quem quer seguir essa carreira de roteirista e chegar onde você está: trabalhando com o Maurício de Sousa.
PAULO: "Leia muito os gibis, não desista do sonho NUNCA e e não abandone a criança que vive dentro de você..
A minha criança interior ainda fica com as 'pernas bambas' quando encontra o Mauricio : )"

*******
Lindo final não, essa mensagem que o Paulo deixou para nós, que osnhamos trabalhar na MSP...

E aqui termina a nossa entrevista, agradeço a participação do Roteirista Paulo Back e de você caro internauta e visitante do blog HQTMJ, que vive conosco as emoções das novidades.

Como mérito desse grande Homem, gostaria que você que acompanhou a entrevista pudesse deixar seu comentário aqui no blog, e que em seu twitter: publicasse um gesto de carinho para ele. basta seguir esse exemplo:
@hqtmj (Sua mensagem) #EntrevistaPauloBack 
eu rou dar Rt's em todos.
 Se preferir siga o paulo no twitter o seu profile é: @PauloBack.

Em breve... novas novidades para vocês, e o blog HQTMJ continua a todo vapor!
http://www.hqtmj.com.br/search?q=paulo+back&submit=Procurar

Nenhum comentário:

Postar um comentário