terça-feira, 5 de junho de 2012

GET BACK, SOM "BEATLES" QUE VEM DO SUL ( 2000 )


Johnny McCartney
A bem verdade, a galera da redação tem a maior bronca de "bandas-cover" - espaço ocupado sem criatividade - com uma única e saudável exceção: as bandas-covers de Beatles que, em muitos casos, tem produzido obras interessantes, no Brasil e no exterior.
Os cds dos mineiros Sgt. Pepper´s são muito bons, o recente álbum dos paranaenses Metralhas, com
covers para originais que os Beatles regravaram no início da carreira, também é legal. Os australia- nos Beatnix, que reuniram em um único cd os originais de Lennon & McCartney que os Beatles não gravaram, é um dos melhores exemplos externos. E, claro, tem também a genial releitura " anos cinquenta" de Sgt. Pepper´s, feita pelos americanos Big Daddy.

Mas além do universo cover, no entanto, que estão as melhores obras "Beatles", como é o caso dos álbuns dos grupos Pleasers, Spongetones, Kaisers, Minstrels e Virgenners ( matéria desta edição ).O universo Power Pop moderno, por sua vez, tem usado e abusado das sonoridades "Beatles", especialmente os ensinamentos melódicos de Paul McCartney.
Quem achava que desenvolver essa linhagem sonora "Beatles" com identidade e criatividade era privilégio de outros países, já pode ir mudando de idéia. Um grupo de Florianópolis ( SC ) acaba de lançar o seu primeiro CD dentro dessa orientação. surpreendendo não apenas pela qualidade das canções, produção e arranjos e até mesmo apresentação gráfica. Sem dúvida, um passo a frente em matéria de "bandas-beatles", não apenas por produzir um álbum inteiro com canções próprias, mas pelo formato Power Pop, que incorpora informações do gênero.


Trata-se do grupo GET BACK, formado por Paulo Back ( vocal, guitarra, teclados e percussão ), Robson Dias ( vocal, baixo e percussão ) e Marcos Ghiorzi ( bateria ), que saiu depois da gravação do cd, dando lugar a Ricardo Malagoli. Veteranos da cena roqueira catarinense, Paulo ( que também integrou o grupo local Expresso ) e Robson tocam juntos desde o início dos anos oitenta quando, ainda garotos, participavam dos festivais de música estudantil na ensolarada ilha do Sul do país. Unidos pela paixão pelos Beatles, formaram a banda em 1989, contabilizando, desde então, mais de seiscentos shows por todo o Estado e um grande respeito pelo público.
O disco abre com um hit perfeito para qualquer rádio do mundo, intitulado GIVE YOUR LOVE, que funde magistralmente a pegada rítmica à la R.E.M. com harmonias vocais no estilo Beatles, resultando em um Power Pop moderno e sintonizado com as melhores produções estrangeiras do gênero. Na sequência, WITCH´S DAY ( com uma levada latina e belo solo de órgão ), TO GET YA LUV ( a mais Beatles de todas ), DON´T BELIEVE ME ( George Harrison na veia ), OUT OF MY MIND ( Lennon de Walls and Bridges ) e SHADOWS ON THE WALL ( álbum branco ) somam-se ao rol de hits certeiros. Com letras em inglês, neste caso justificável, as canções - todas by Dias/Back - são executadas com arranjos bem cuidados, que inclui orquestra em vários momentos, harmonias vocais perfeitas e uma qualidade instrumental exemplar. A produção é de Paulo Back e de Leandro Marcucci.
O CD, portanto, é coisa de quem tem estrada e, principalmente, sabe o que está fazendo, caso de Paulo e Robson, detentores das maiores coleções da obra dos Beatles no sul do país e profundos conhecedores da produção dos Fab Four. Mas não apenas isso, o cd é um passo importante para o desenvolvimento no Brasil da linhagem sonora "Beatles", que já adquiriu o status de gênero musical, inspirando novas criações, desde as suas mais variadas fases e facetas. Ou seja, os Beatles representam para a música do Século XXI, o que Bach, Bethoven e Mozart, entre outros, significaram para o universo erudito moderno, ficando por conta de cada um, em qualquer parte do planeta, criar/reinventar aquela sonoridade que mudou a história da música do Século XX.
                                                                                
Senhor F - A Revista doRock,nº10, Junho2000
                                                                                               
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário